Cor meum tibis offero Domini prompte et sincere

SOLA SCRIPTURA SOLA GRATIA SOLA FIDE SOLUS CHRISTUS SOLI DEO GLORIA

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eu Creio nos Concílios da Igreja

Aproxima-se a reunião do Presbitério que faço parte como Presbitero (docente). Acredito que o sistema presbiteriano de governo é o sistema bíblico de governo da igreja. (veja:http://www.monergismo.com/textos/igreja/o-que-presbiteriana_chuck-baynard.pdf) e (http://www.monergismo.com/textos/igreja/governo-presbiteriano_tulio.pdf). Vivemos uma época de muitos desvios na igreja, inclusive no presbiterianismo. O sistema de governo presbiteriano preve que presbiteros docentes e regentes governem a igreja com igual autoridade. Alguns presbiterios deixam as tarefas exclusivamente nas mãos dos pastores ou dos presbiteros, o que contraria o ensino das Escrituras. O governo deve ser do concílio representado por ambos o tipos de presbiteros. Os concílios por usa vez deixam de priorizar a supervisão espiritual de seus membros, o assunto mais desprezado no concílio é o espiritual, orasse pouco, estuda-se pouco as Escrituras, adorasse pouco a Deus. Gasta-se mais tempo com assuntos finceiros e administrativos. O mais importante é negligenciado. O que torna os concílios um antro de politicagem, o desacredita os concílios.

Os concílios precisam investir na formação espiritual de seus ministros. Calvino na apresentação das Institutas da Religião diz: O intento era apenas ensinar certos rudimentos, mercê dos quais fossem instruídos em relação à verdadeira piedade quantos são tangidos de algum
zelo de religião.” Em outro lugar Calvino diz:
Ademais, neste labor, este tem sido meu propósito: preparar e instruir de tal modo os candidatos à sagrada teologia, para a leitura da divina Palavra, que não só lhe tenham fácil acesso, mas ainda possam nesta escalada avançar sem tropeços.” Assim acredito que o calvinismo empenha-se em transmitir de forma clara os princípios para uma verdadeira piedade.

Precisamos de concílios piedosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário