Cor meum tibis offero Domini prompte et sincere

SOLA SCRIPTURA SOLA GRATIA SOLA FIDE SOLUS CHRISTUS SOLI DEO GLORIA

sexta-feira, 18 de março de 2011

Igreja Missional?

          Existe uma acusação contra o Calvinismo de que ele não é missional. Vejamos os fatos  Teológicos e históricos. Para o Calvinismo missões é um conceito teologico, a base para as missões cristãs, de acordo com Calvino, é o presente Reino de Jesus Cristo. Em seu comentário aos Salmos e profetas, fica claro que Calvino considerava o reino de Davi como a sombra do Reino maior que viria. Esse Reino é implantado pela igreja presente, por isso pesa sobre o calvinismo a urgente missão de implantar o Reino entre os homens. O Calvinismo possui um forte senso de evangelização. Veja o que diz    o teologo calvinista B. B. Warfield
        “O calvinismo é o evangelismo em sua autêntica e única expressão; e, quando dizemos evangelismo, estamos incluindo pecado e salvação. Significa total dependência de Deus para a salvação; envolve a necessidade de salvação e um profundo senso desta necessidade, acompanhada por um senso igualmente profundo de nossa incapacidade de satisfazer esta necessidade e de nossa completa dependência de Deus para satisfazê-la. Encontramos uma ilustração desta verdade no publicano que bateu no peito e exclamou: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!” Ele não questionou sua capacidade de salvar a si mesmo, ou de ajudar a Deus a salvá-lo, ou de abrir o caminho para que Deus o salvasse. Isto é calvinismo, não apenas algo parecido com o calvinismo, nem algo que se aproxima do calvinismo, e sim o calvinismo em sua manifestação vital. Onde se encontra esta atitude de coração e onde ela se manifesta em palavras diretas e indubitáveis, ali está o calvinismo. Onde se rejeita esta atitude de coração e mente, ali o calvinismo se torna impossível. Em uma frase, o calvinista é o homem que vê a Deus. Ele obteve uma visão do Inefável e não permitirá que tal visão desapareça de seus olhos — Deus na natureza, Deus na História, Deus na graça. Em todos os lugares, o calvinista vê a Deus em seus fortes passos, sente a obra do poderoso braço de Deus e o pulsar do seu vigoroso coração. O calvinismo é apenas cristianismo. O sobrenaturalismo em favor do qual o calvinista permanece firme é a própria respiração do cristianismo. Sem ele, o cristianismo não existiria.... Portanto, em nossa opinião, o calvinismo surge como a única esperança do mundo.”
       As igrejas calvinistas sempre foram presentes na sociedade, pregando e levando o evangelho nas cidades e no campo. Missionários calvinistas sempre estiveram presentes e estão presentes na história desta nação. Negar o fator missional da igreja calvinista por novas propostas é "cuspir no prato que come", isso mesmo, estes pastores e teológos que propõe que o Calvinismo não é missional estão "cuspindo no prato que comeram", foram alcançados pelo evangelho, neste calvinismo, participam de igrejas plantas por este Calvinismo, formam formados teologicamente por este Calvinismo, são sustentados por este Calvinismo.
        Esquecem que em todas as regiões do Brasil, no campo e na cidade existe uma igreja Calvinista atuante, Bíblica e Missionária.

Um comentário:

  1. Rev Carlos Jr,

    Até parece que esse tal de "Novo Calvinismo" veio para solucionar um problemão do Velho Calvinismo, mas o que vejo é uma tentativa de "mundanizar" uma corrente teológica mais bem sucedida na história das missões.

    Tenho visitado alguns blogs e sites que falam desse movimento e vi que você escreveu algo sobre isso e por isso vim aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir