Cor meum tibis offero Domini prompte et sincere

SOLA SCRIPTURA SOLA GRATIA SOLA FIDE SOLUS CHRISTUS SOLI DEO GLORIA

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Reforma Protestante

selo_moravios 2

O Termo “Reforma” é utilizado para desginar o movimento da Europa ocidental que teve como expoente Lutero, Zwinglio, Calvino. e realizou a reforma teológica, moral e intitucional da igreja.

O termo “Reforma” envolve vários sentidos. Alister E. McGrath apresenta quatro definições: Luteranismo; a igreja reformada, chamada com freqüência de “calvinismo”; a “reforma radical”, conhecida até hoje como “anabatismo”; e a “contra-reforma” ou “reforma católica”. São descedentes do movimento “reformado” as igrejas que seguem os principais distintivos das teologia reformada que são:

1. Os Cinco Solas.

2. Os Cinco Pontos do Calvinismo.

Os cinco pontos do calvinismo (conhecidos pelo acróstico TULIP, referente às iniciais dos pontos em inglês) são doutrinas básicas sobre a salvação, definidas pelo Sínodo de Dort.

São eles:

3. Teologia da Aliança ou Pacto

A Teologia do Pacto é o Evangelho definido no contexto do plano eterno de Deus de comunhão com o seu povo, e sua realização histórica nos Pactos das Obras e da Graça (assim como nos vários estágios progressivos do Pacto da Graça). A Teologia do Pacto explica o significado da morte de Cristo, à luz da plenitude do ensinamento bíblico sobre os pactos divinos, fortalecendo a nossa compreensão da natureza e do uso dos sacramentos, e fornece a explicação mais ampla possível dos fundamentos da nossa perseverança.

Para saber mais ver: http://old.thirdmill.org/files/portuguese/63346~9_19_01_10-35-35_AM~breve_introducao_ao_estudo_do_pacto.htm

4. Culto Simples e Teocêntrico

O Culto deve glorificar a Deus e edificar a igreja. Deve ser bíblico e tem como ponto central a pregação da Palavra de Deus.

5. Sacramentos como meios de Graça

Os sacramentos do Batismo (adulto e infantil) e a Santa Ceia. Esses sacramentos são os meios pelos quais somos alimentados pela obra vicária de Cristo. (Por isso rejeitamos o erro dos “anabatistas”*, cremos que Deus separá um povo para si, propriedade exclusiva, e que esse povo é mantido pelo casamento teoreferente e pelo mandato social. “O planejamento familiar de Deus, diferente do humano, é de expansão” Joel Beeke.

* “Anabatista” que rebatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário